FAQ

Para quem é a BRASA Hacks?


Os participantes da BRASA Hacks devem se enquadrar em algum dos seguintes perfis: Estudantes brasileiros que estudam ou estudaram no exterior ou estudantes brasileiros que estudam no Brasil. Se tratando de uma Hackathon, daremos maior foco ao público ligado à tecnologia, mas também abriremos para outras áreas como business e design.




Quanto custa para participar do Hackathon online?


Nada! Você não precisa pagar para se inscrever e participar do hackathon.




O que um Hackathon online pode trazer para minha vida?


Participar de hackathons pode contribuir muito para sua carreira, ser um potencializador de oportunidades, conectá-lo com o mercado de grandes empresas e startups. Além disso, é uma chance de trabalhar a comunicação, aprender com as skills do próximo, exercitar a cooperatividade e sua habilidade de escutar.




Quando começam as inscrições?


As inscrições dão início no dia 11/03, e vão até o dia 28/03. Contudo, quem fizer as inscrições até o dia 22/03 terá acesso a 2 semanas grátis de cursos na plataforma da Alura.




Qual é a programação da BRASA Hacks?


Inscrições - 11/03 a 28/03 Formação de times - 28/03 a 31/03 Live de abertura - 31/03 BRASA Hacks - 01/04 a 04/04 Submissão de projetos - 04/04 até as 23:59 Avaliação dos projetos - 05/04 a 09/04 Live divulgação dos resultados - 10/04 às 16h




Posso participar mesmo não estando no Brasil?


Sim, como esse é um Hackathon online, você pode participar de qualquer lugar do mundo. Contudo, para aqueles que estudam no Brasil e não têm/tiveram ligação com alguma instituição de ensino do exterior, teremos um limite no número de vagas.




Tenho que me inscrever com a equipe formada?


As inscrições podem acontecer em grupo, porém, respeitando a capacidade máxima de cinco pessoas, e mínima de três. Caso você tenha realizado a inscrição de forma individual ou seu grupo esteja incompleto, os dias que antecedem a Hackathon serão focados na formação e/ou complementação de times.




Haverá certificado de participação?


O certificado é emitido ao término do hackathon na própria plataforma da Shawee, porém é necessário que o time tenha realizado submissão do projeto para ter acesso a essa solicitação. Caso contrário, não será possível emiti-lo.




Os projetos que eu desenvolver junto com a minha equipe são de propriedade de quem?


A propriedade intelectual da solução que foi desenvolvida é do grupo que a criou. É uma premissa básica que a BRASA não abre mão.




Trabalho em período integral, como são os horários do hackathon?


Como a BRASA Hacks é online, o horário é bem flexível. Combine com seu time o melhor esquema de trabalho para todos e submetam o projeto a tempo que não tem problema.




Como vão funcionar as mentorias?


Todo processo de mentoria é acompanhado pela plataforma da Shawee e pelo Discord. Os mentores atendem grupos individualmente com horário marcado. Segue um breve tutorial de como realizar o agendamento da mentoria com o @ShaweeBot: 1º Vá na conversa privada com o @ShaweeBOT e envie uma das palavras-chaves a seguir: “ajuda”, “comandos” ou “help” 2º Para visualizar as mentorias disponíveis digite “lista de mentorias” ou apenas “mentorias” 3º Após combinar com seu time qual é a melhor mentoria, agende um horário digitando “agendar mentoria #ID_DA_MENTORIA” ou apenas “agendar mentoria ID_DA_MENTORIA” (sem a hashtag)




Qual o papel dos mentores durante o evento?


Os mentores são pessoas com domínio de campo e experiência para dar conselhos que realmente funcionam. Importante lembrar que nenhum deles vai dar respostas para o grupo, mas sim estimular o time para que encontrem as respostas que precisam. Os mentores existem para gerar “provocações”, fornecendo críticas construtivas visando auxiliar no seu projeto.




O que é o entregável do meu projeto?


O entregável é o projeto que foi desenvolvido durante o hackathon, e você pode disponibilizá-lo de diversas formas. Mas para esse hackathon específico, é obrigatório que a submissão seja realizada através da plataforma da Shawee até a data limite da submissão. Para entender melhor como realizá-la, siga as instruções disponíveis aqui (https://shawee-oficial.gitbook.io/shawee/).




O que e como eu devo publicar na plataforma da Shawee?


Na nossa plataforma você unificará a submissão, assim poderemos ter ciência de todos os projetos. Nesta etapa você precisa publicar os seguintes arquivos: - Link do vídeo no YouTube de até 2 minutos na estrutura de um pitch reforçando problema, solução e tecnologia utilizada. Os vídeos com mais de 2 minutos não serão aceitos e causam a desclassificação imediata da equipe - Vídeo pitch (Obrigatório); - Link do vídeo no YouTube de até 60 segundos gravando a tela e navegação da solução desenvolvida, neste vídeo não pode ser utilizado ferramentas de prototipação que não apresentem código desenvolvido. Os vídeos com mais de 60 segundos não serão aceitos e causam a desclassificação imediata da equipe - Vídeo demo (Obrigatório); - Apresentação explicando a solução. (obrigatório utilizar formato .pdf) - Ideia (Opcional); - Link público do repositório (github ou similar) onde está hospedada sua solução - Protótipo (Obrigatório); - Link da solução, caso a equipe consiga colocá-la no ar - Solução (Opcional);




Qual é o critério de avaliação dos projetos?


Criatividade e originalidade: O quão o projeto apresentado demonstra originalidade e criatividade, não apresentando apenas uma cópia de outras soluções já existentes em diferentes segmentos; Aplicabilidade: O quão o projeto apresentado demonstra potencial para solucionar os problemas atinentes ao desafio proposto; Qualidade do protótipo: O quão o protótipo exibido no vídeo de demonstração apresenta aparente qualidade em suas funcionalidades; Tecnologia (Code Review): O quão a solução faz uso de tecnologias consideradas disruptivas e que de fato pode oferecer escala ao projeto; A avaliação dos Projetos será realizada pela Banca Avaliadora, segundo os critérios definidos nos itens acima e as normas deste Regulamento. Para que seja possível à Banca Avaliadora uma avaliação criteriosa e justa, caso a quantidade de projetos para avaliação ultrapasse a marca de 50 projetos, todos os projetos passarão por uma avaliação semifinal que selecionará os projetos que irão para a Banca Avaliadora. Os integrantes da banca que fará a avaliação semifinal, caso esta seja necessária, será definida pela Comissão do Evento e escolhida entre os Mentores do Evento, sendo que a avaliação semifinal será realizada utilizando-se os mesmos critérios definidos para a Banca Avaliadora.




Não encontrei minha dúvida no FAQ, como proceder?


Envie um e-mail para hacks@gobrasa.org, ficaremos felizes em te ajudar.




Como será a premiação?


As nossas três Track Leaders presentearão as equipes vencedoras com prêmios fantásticos como: Kit com 4 iPhone 11, 4 Beats Solo3 e 4 JBL Flip 5; e Viagem internacional para todo o time.